Menu

Palavra de Deus para Hoje: Conhecendo Deus | Trecho 44 Palavra de Deus para Hoje: Conhecendo Deus | Trecho 44
00:00/ 00:00

Palavra de Deus para Hoje: Conhecendo Deus | Trecho 44

00:00
00:00

Satanás mais uma vez tenta Jó (feridas brotam por todo o corpo de Jó)

a. As palavras faladas por Deus

Jó 2:3 Disse Jeová a Satanás: Notaste porventura o Meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Ele ainda retém a sua integridade, embora Me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.

Jó 2:6 Disse, pois, Jeová a Satanás: Eis que ele está no teu poder; somente poupa-lhe a vida.

b. As palavras faladas por Satanás

Jó 2:4-5 Então Satanás respondeu a Jeová: Pele por pele! Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Estende agora a mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele blasfemará de Ti na Tua face.

Em meio ao sofrimento extremo, Jó realmente percebe o cuidado de Deus pela humanidade

Depois das perguntas de Deus Jeová a Satanás, Satanás ficou secretamente feliz. Isso porque Satanás sabia que uma vez mais seria permitido atacar o homem que era perfeito aos olhos de Deus — o que para Satanás era uma oportunidade rara. Satanás queria usar essa oportunidade para minar completamente a convicção de Jó, para fazê-lo perder sua fé em Deus e, assim, não mais temer a Deus ou abençoar o nome de Jeová. Isso daria a Satanás uma chance: qualquer que fosse o lugar ou a hora, seria capaz de fazer de Jó um brinquedo sob seu mandamento. Satanás ocultou seus esquemas perversos sem deixar vestígios, mas não pôde conter sua natureza maligna. Essa verdade é insinuada em sua resposta às palavras de Deus Jeová, conforme registrado nas Escrituras: “Então Satanás respondeu a Jeová: Pele por pele! Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Estende agora a mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele blasfemará de Ti na Tua face” (Jó 2:4-5). É impossível não adquirir um conhecimento sólido e um sentido da maldade de Satanás com esse diálogo entre Deus e Satanás. Tendo ouvido essas falácias de Satanás, todos aqueles que amam a verdade e detestam o mal, indubitavelmente, terão um ódio maior à ignobilidade e falta de vergonha de Satanás, sentir-se-ão indignados e enojados pelas falácias de Satanás e, ao mesmo tempo, oferecerão orações profundas e votos sinceros por Jó, orando para que esse homem de retidão possa alcançar a perfeição, desejando que esse homem que teme a Deus e evite o mal, supere para sempre as tentações de Satanás, viva na luz e viva entre as orientações e bênçãos de Deus; assim também desejarão que os atos justos de Jó possam estimular para sempre e encorajar todos aqueles que buscam o temor de Deus e se desviar do mal. Embora a intenção maliciosa de Satanás possa ser vista nessa proclamação, Deus consentiu despreocupadamente ao “pedido” de Satanás — mas também tinha uma condição: “Ele está no teu poder; somente poupa-lhe a vida” (Jó 2:6). Porque, dessa vez, Satanás pediu para estender a mão para ferir a carne e os ossos de Jó, disse Deus, “mas poupa-lhe a vida”. O significado dessas palavras é que Ele deu a carne de Jó a Satanás, mas Ele conservou sua vida. Satanás não poderia tirar a vida de Jó, mas fora isso, Satanás poderia empregar qualquer meio ou método contra Jó.

Depois de obter a permissão de Deus, Satanás correu para Jó e estendeu a mão para afligir sua pele, causando tumores malignos por todo o corpo, e Jó sentiu dor em sua pele. Jó louvou a maravilha e a santidade de Deus Jeová, que deixou Satanás ainda mais flagrante em sua audácia. Por ter sentido a alegria de ferir o homem, Satanás estendeu a mão e arranhou a carne de Jó, fazendo com que seus tumores malignos se inflamassem. Jó imediatamente sentiu uma dor e um tormento em sua carne que não tinha comparação e ele não pôde deixar de se massagear da cabeça aos pés com as mãos, como se isso aliviasse o golpe em seu espírito dessa dor da carne. Ele percebeu que Deus estava ao seu lado o observando e ele tentou se fortalecer ao máximo. Ele mais uma vez se ajoelhou no chão e disse: Tu olhas dentro do coração do homem, Tu observas sua miséria; por que sua fraqueza O preocupa? Louvado seja o nome de Deus Jeová. Satanás viu a dor insuportável de Jó, mas não viu Jó abandonar o nome de Deus Jeová. Assim, apressou-se a estender a mão para afligir os ossos de Jó, desesperados para despedaçá-lo membro a membro. Em um instante, Jó sentiu um tormento sem precedentes; era como se a carne dele tivesse sido arrancada dos ossos e como se seus ossos estivessem sendo esmagados aos poucos. Esse tormento agonizante fez com que pensasse que seria melhor morrer… Sua capacidade de suportar atingiu seu limite… Ele queria gritar, queria rasgar a pele de seu corpo para diminuir a dor — no entanto, reprimiu seus gritos e não rasgou a pele de seu corpo, pois não queria deixar que Satanás visse sua fraqueza. E então ele se ajoelhou mais uma vez, mas nesse momento ele não sentiu a presença de Deus Jeová. Ele sabia que Ele estava muitas vezes diante dele, e atrás dele, e em ambos os lados dele. No entanto, durante sua dor, Deus nunca tinha observado; Ele cobriu o rosto e ficou oculto, pois o significado de Sua criação do homem não era trazer sofrimento ao homem. Nesse momento, Jó estava chorando, e fazendo o seu melhor para suportar essa agonia física, ainda assim ele não podia mais se impedir de dar graças a Deus: o homem cai no primeiro golpe, ele é fraco e impotente, ele é jovem e ignorante — por que Tu desejarias ser tão carinhoso e terno para com ele? Tu me atinges, mas Te dói fazer isso. O que no homem vale a pena Teu cuidado e preocupação? As orações de Jó chegaram aos ouvidos de Deus, e Deus ficou em silêncio, apenas observando sem som… Tendo tentado em vão de todas as maneiras possíveis, Satanás partiu em silêncio, mas isso não pôs fim às provações de Deus sobre Jó. Como o poder de Deus revelado em Jó não havia se tornado público, a história de Jó não terminou com a retirada de Satanás. Como outros personagens fizeram a sua entrada, mais cenas espetaculares ainda estavam por vir.

A Palavra, vol. 2: Sobre conhecer a Deus, “A obra de Deus, o caráter de Deus e o Próprio Deus II”

Deixe uma resposta