Versículos bíblicos sobre o amor e a proteção de Deus: proteção em tempos de dificuldade
Quando enfrentamos dificuldades e desafios, o amor e a proteção de Deus são como um escudo indestrutível, proporcionando-nos um abrigo contra a tempestade e permitindo-nos avançar com confiança sob o Seu cuidado. Independentemente de quando ou onde, podemos sempre encontrar paz e conforto genuínos no amor e na proteção de Deus. Então, como podemos alcançar o amor e a proteção de Deus nesta sociedade perigosa e complexa? Continue lendo para ler!
1. “Tira-me do laço que me armaram, pois Tu és o meu refúgio” (Salmos 31:4).
Esta oração breve, mas poderosa, expressa a confiança e a dependência do salmista em Deus. Na jornada de nossas vidas, muitas vezes encontramos vários problemas. Nessas ocasiões, o apelo do salmista torna-se o nosso clamor, guiando-nos a procurar a face de Deus nas dificuldades, a confiar na Sua força e a confiar-Lhe as nossas preocupações e problemas. Quer se trate de desafios nos relacionamentos, reveses no casamento, problemas de saúde, contratempos no trabalho ou dificuldades da vida, podemos confiar no cuidado vigilante de Deus, acreditando que Ele é o nosso verdadeiro Salvador e refúgio. Nele, podemos encontrar liberdade e paz genuínas. Deus diz: “Aquiete-se em Mim, pois Eu sou seu Deus, o único Redentor de vocês. Vocês devem aquietar seu coração em todos os momentos e viver em Mim; Eu sou sua rocha, seu pilar. Não tenham outra opinião, mas confiem em Mim com todo o seu coração, e Eu certamente aparecerei a vocês — Eu sou o seu Deus!” (A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Declarações de Cristo no princípio, Capítulo 26”).
Deus é nossa única confiança e ajuda. Enquanto dependermos genuinamente Dele e edificarmos a nossa fé nas promessas e na autoridade de Deus, Ele nos salvará de todas as dificuldades.
2. “Porquanto fizeste de Jeová o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda” (Salmos 91:9-10).
Esta escritura expressa confiança em Deus — o Altíssimo — como nosso refúgio. Revela que a verdadeira segurança e paz só podem ser encontradas sob a proteção de Deus. Num mundo repleto de incertezas e desafios, muitas vezes sentimo-nos ameaçados e desamparados. Contudo, a escritura lembra-nos que quando fazemos de Deus o nosso refúgio, O reconhecemos como o Altíssimo, procuramos a Sua proteção e procuramos a Sua presença, podemos encontrar segurança genuína e nenhum desastre ou calamidade chegará perto da nossa tenda. Porque Deus é onisciente e todo-poderoso, com autoridade suprema em nossas vidas. Que possamos abandonar todos os medos e ansiedades, construir a nossa fé na rocha sólida do Altíssimo e acreditar que Ele pode nos guiar através de quaisquer riscos e desafios que surjam em nosso caminho.
3. “Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas Jeová o livra. Ele lhe preserva todos os ossos; nem sequer um deles se quebra” (Salmos 34:19-20).
Esta escritura transmite a promessa de Deus aos justos — proteção e libertação. Embora os justos enfrentem dificuldades e perigos, Deus intervém pessoalmente para salvá-los. Tudo sobre eles está ao alcance de Deus, e Deus os capacitará a navegar com segurança por todos os perigos e tribulações.
Contudo, nem todos se qualificam como pessoas justas. Para ser considerado justo, é preciso ser alguém que reverencia e ama a Deus, observa Seus mandamentos e segue Sua vontade. Noé, Abraão, Jó e Pedro são exemplos de tais indivíduos — são indivíduos que ouvem as palavras de Deus e O seguem obedientemente. Somente esses indivíduos são elegíveis para receber as bênçãos e a proteção de Deus. Assim como Deus diz: “Para Deus, não importa se uma pessoa é grande ou insignificante, desde que O possa ouvir, obedeça a Suas instruções e ao que Ele lhe confia, e possa cooperar com Sua obra, Sua vontade e Seu plano, para que Sua vontade e Seu plano possam ser realizados sem percalços, essa conduta é digna de Sua lembrança e de receber Sua bênção. Deus valoriza essas pessoas, e aprecia suas ações, e seu amor e sua afeição por Ele. Essa é a atitude de Deus” (A Palavra, vol. 2: Sobre conhecer a Deus, “A obra de Deus, o caráter de Deus e o Próprio Deus I”).
Se você deseja ouvir as palavras de Deus, obedecê-Lo, seguir Sua vontade e se tornar uma pessoa justa, protegida e salva por Deus, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da janela de bate-papo online na parte inferior do nosso site. Teremos o maior prazer em compartilhar as palavras de Deus e ter comunicação online com você.
4. “Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na Tua palavra” (Salmos 119:114).
Neste mundo complexo e cada vez mais perigoso, onde os desastres aumentam e a vida está repleta de diversas dificuldades e desafios, há momentos em que nos sentimos desamparados e perdidos, sem saber como seguir em frente. É por isso que precisamos de um lugar em que confiar, um lugar que possa nos proteger, uma voz orientadora. Para aqueles que confiam em Deus, esse lugar é Deus, e essa voz é a palavra de Deus. Deus é nosso refúgio e nosso escudo. Não importa quais perigos ou dificuldades enfrentamos, podemos olhar para a palavra de Deus, confiar no Seu poder e sabedoria, e encontrar segurança e paz Nele, evitando os danos do mal e da calamidade. Assim como Deus diz: “Você deveria saber que estes são os últimos dias. O diabo Satanás, como um leão que ruge, espreita lá fora, procurando pessoas para devorar. Todas as formas de pragas agora irrompem, e há muitos de todo tipo de espírito maligno. Somente Eu sou o Deus verdadeiro; somente Eu sou o seu refúgio. Você não pode fazer nada além de se esconder em Meu lugar secreto, somente dentro de Mim, e desastres não o acometerão, e nenhuma calamidade chegará perto de sua tenda” (A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Declarações de Cristo no princípio, Capítulo 28”).
Se você gostaria de ouvir as palavras de Deus e entrar no refúgio, não hesite em nos contatar através da janela de bate-papo online na parte inferior do nosso site. Teremos o maior prazer em compartilhar as palavras de Deus e conversar com você online.
5. “Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaías 43:2).
Na jornada da vida, muitas vezes encontramos vários testes e desafios. Este versículo parece um raio de luz reconfortante, trazendo paz e calor aos nossos corações. Ao enfrentar as reviravoltas da vida, como atravessar um rio, a presença e a proteção de Deus são como a água límpida que nos guia com segurança. Ele é a nossa confiança, a nossa força, impedindo-nos de afundar nas correntes opostas. Quando as dificuldades e pressões da vida parecem esmagadoras e nos sentimos rodeados por chamas violentas, é precisamente neste mar de fogo que a proteção e a orientação de Deus se tornam cruciais. Ele é sempre o nosso escudo resistente, protegendo-nos das chamas ferozes, permitindo-nos navegar pelos desafios sem sermos queimados ou oprimidos pelas dificuldades da vida. Portanto, seja a turbulência da água ou provações de fogo, ambas são partes indispensáveis de nossas vidas. Tendo atravessado a água e o fogo, podemos encontrar a fonte de força, a força motriz para seguir em frente, o conforto para as nossas almas e o verdadeiro sentido da vida nas promessas de Deus.
6. “Mas fiel é o Senhor, o qual vos confirmará e guardará do maligno” (2 Tessalonicenses 3:3).
Deus é fiel e Sua essência permanece inalterada. Nas vicissitudes da vida, onde as pessoas e as circunstâncias mudam constantemente, a essência inabalável de Deus é como uma rocha robusta, não afetada pela erosão do tempo e pelas intempéries. Independentemente de onde estejamos ou dos desafios que enfrentamos, a fidelidade de Deus é como o sol quente e duradouro da manhã, iluminando o caminho que temos pela frente. No caminho da nossa vida existem muitas tentações e males e, às vezes, podemos nos perder. Contudo, a fidelidade do Senhor atua como uma barreira indestrutível, impedindo que as forças do mal corroem os nossos corações. Ele é o nosso guia, guiando-nos no caminho da justiça, afastando-nos das forças malignas que impedem o nosso progresso.
Que possamos sentir o profundo amor de Deus por nós através desta escritura. Ele não é apenas fiel, mas também a nossa força, o nosso protetor — o Deus que nunca nos abandona. Quando nos sentimos solitários ou confusos na jornada da vida, podemos confiar na Sua fidelidade, acreditando firmemente que Ele nos protegerá contra todo o mal e nos trará paz e tranquilidade em meio aos desafios da vida.
7. “Mas os que esperam em Jeová renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão” (Isaías 40:31).
Esta escritura é como uma fonte refrescante, limpando a poeira dos nossos corações e infundindo nova força e esperança nas nossas vidas. Esperar em Deus é uma ação de fé e uma antecipação esperançosa para o futuro. No processo de espera, podemos nos sentir cansados à medida que nossas forças diminuem gradualmente. Por exemplo, os crentes estão vigilantes, aguardando a volta do Senhor, e grandes desastres ocorreram, mas muitas pessoas ainda não acolheram a volta do Senhor. O amor e a fé diminuíram, a fadiga espiritual prevalece e até mesmo toda a comunidade religiosa parece desolada. Porém, esta escritura nos garante que quem espera no Senhor renovará as forças. Mas como podemos realmente renovar nossas forças? Deus diz: “Todos os que são capazes de obedecer às atuais declarações do Espírito Santo são abençoados. Não importa como eles costumavam ser nem como o Espírito Santo costumava operar dentro deles — aqueles que ganharam a obra de Deus mais recente são os mais abençoados, e aqueles que hoje não são capazes de seguir a obra mais recente são eliminados. Deus quer aqueles que são capazes de aceitar a nova luz, quer aqueles que aceitam e conhecem Sua obra mais recente. Por que se diz que você deve ser uma virgem casta? Uma virgem casta é capaz de buscar a obra do Espírito Santo e compreender as coisas novas, ademais é capaz de afastar as velhas noções e obedecer à obra de Deus hoje. Esse grupo de pessoas que aceitam a obra atual mais recente foi predestinado por Deus antes dos séculos, e elas são as mais abençoadas das pessoas. Vocês ouvem a voz de Deus diretamente, contemplam a aparição de Deus e, portanto, em toda parte do céu e da terra e ao longo das eras, ninguém tem sido mais abençoado do que vocês, esse grupo de pessoas” (A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Conheça a mais nova obra de Deus e siga os Seus passos”).
As palavras de Deus deixam isso claro: somente obedecendo às palavras atuais de Deus e acompanhando a nova obra de Deus, alguém pode ganhar a aprovação de Deus e receber a obra do Espírito Santo, e obter força e fé de Deus. Se você deseja acompanhar a nova obra de Deus e renovar suas forças, sinta-se à vontade para nos contatar através da janela de chat online na parte inferior do nosso site. Teremos o maior prazer em compartilhar as palavras de Deus e conversar online com você.
8. “Sim, Tu acendes a minha candeia; Jeová meu Deus alumia as minhas trevas” (Salmos 18:28).
Esta escritura é como uma lâmpada brilhante que atravessa a escuridão e ilumina o caminho que temos pela frente. Neste mundo cheio de desafios e dificuldades, muitas vezes parece que estamos rodeados por uma noite densa e escura que nos deixa perdidos e desamparados. Mas esta escritura nos mostra que existe um Deus que acenderá a lâmpada em nossos corações. Suas palavras são como a luz do amanhecer, quentes e cheias de esperança, guiando-nos enquanto navegamos pela escuridão, permitindo-nos ver claramente cada passo através da neblina e compreender a direção de nossas vidas. Deus diz: “Quer as palavras proferidas por Deus sejam simples ou profundas na aparência exterior, todas elas são verdades indispensáveis ao homem quando ele entra na vida; elas são a fonte de águas vivas que permite ao homem sobreviver tanto em espírito como em carne. Elas fornecem o que o homem precisa para se manter vivo; os princípios e o credo para conduzir sua vida diária; a senda que ele deve trilhar para a salvação como também sua meta e direção; toda verdade que ele deve possuir como ser criado diante de Deus; e toda verdade sobre como o homem obedece e adora a Deus. Elas são a garantia que asseguram a sobrevivência do homem, elas são o pão diário do homem e, também, são o firme suporte que permite que o homem seja forte e se levante. Elas são ricas na verdade realidade com a qual a humanidade criada vive uma humanidade normal, ricas na verdade pela qual a humanidade se liberta da corrupção e se esquiva das armadilhas de Satanás, ricas no incansável ensino, exortação, encorajamento e consolo que o Criador dá à humanidade criada. Elas são o farol que guia e ilumina os homens para entenderem tudo o que é positivo, a garantia que assegura que os homens viverão e se apossarão de tudo que é justo e bom, o critério pelo qual as pessoas, eventos e objetos são medidos e também o marcador de navegação que leva os homens para a salvação e a senda da luz” (A Palavra, vol. 2: Sobre conhecer a Deus, “Prefácio”).
Vamos manter a nossa fé e ouvir atentamente a voz de Deus, permitindo que as Suas palavras de vida iluminem o nosso caminho nas trevas que temos pela frente. Em Suas palavras descobriremos o caminho para a salvação, encontraremos força e conforto, porque Ele é a verdadeira luz em nossas vidas.
9. “Quanto a Deus, o Seu caminho é perfeito, e a palavra de Jeová é fiel; é Ele o escudo de todos os que Nele se refugiam” (2 Samuel 22:31).
Esta escritura nos lembra da fidelidade e do amor de Deus, oferecendo-nos conforto perfeito e proteção inabalável. O caminho de Deus é perfeito e Suas palavras são perfeitas. Neste mundo complexo e caótico, as palavras de Deus servem como farol nas nossas vidas, guiando-nos como uma bússola, mostrando-nos a direção certa. Eles nos ajudam a permanecer firmes na adversidade, evitando que os desafios e dificuldades da vida nos sobrecarreguem. Quando realmente acreditamos nas palavras de Deus e confiamos Nele, é como encontrar refúgio atrás de uma fortaleza inabalável, com um escudo indestrutível nos protegendo. Nenhuma tempestade em nossas vidas pode romper esta forte barreira; porque Deus é o nosso protetor, como um escudo inquebrável, protegendo-nos de todo perigo, para que a nossa fé se fortaleça e o nosso caminho se torne cada vez mais firme.
Que possamos ter uma fé inabalável para trilharmos o caminho dirigido por Deus, alcançarmos a purificação através de Suas palavras e vivermos uma vida de força e paz sob a proteção de Seu escudo.
10. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7).
Ler esta escritura parece um riacho refrescante fluindo profundamente dentro de nós, trazendo paz e tranquilidade. No mundo agitado de hoje, as pessoas muitas vezes buscam o sucesso externo e a riqueza material, mas a paz de Deus é um presente inesperado — um tesouro que supera as riquezas mundanas, uma calma interior que vem das profundezas das nossas almas. Permanece imperturbado pelas influências externas ou pelas preocupações do mundo, oferecendo tranquilidade e serenidade além da compreensão humana. Esta paz é encontrada em Cristo Jesus. Cristo é o nosso Pastor e a pedra angular da nossa fé. Quando confiamos as nossas vidas a Cristo, a paz de Deus torna-se um guardião fiel, protegendo os nossos corações e mentes. É uma salvaguarda interior que nos permite permanecer firmes em meio às tempestades da vida, proporcionando conforto às nossas almas.
Que possamos valorizar esta paz e confiar os nossos corações a Cristo, que salvaguarda os nossos pensamentos e sentimentos, para que possamos experimentar a Sua paz e conforto que ultrapassam todo o entendimento.
Conclusão
O mundo é um lugar de agitação, onde muitas vezes sentimos dor, desamparo e confusão, sentindo-nos à deriva em meio a ondas tumultuadas. Porém, nestes momentos, não esqueça que o amor e a proteção de Deus permanecem firmes como uma costa robusta, sempre esperando pelo nosso retorno. Quando nos sentimos solitários, magoados ou perdidos, o amor de Deus age como braços reconfortantes, abraçando-nos firmemente. Que possamos fazer uma pausa em meio às nossas vidas ocupadas, atender ao chamado do amor de Deus e sentir o calor duradouro do Seu amor infalível.
Deus diz: “O Todo-Poderoso tem misericórdia dessas pessoas que sofreram profundamente; ao mesmo tempo, está farto dessas pessoas que carecem de consciência, pois teve de esperar muito por uma resposta da humanidade. Ele deseja buscar, buscar seu coração e seu espírito, trazer-lhe água e comida, acordar você, para que você não tenha mais sede e fome. Quando você estiver enfadado e quando começar a sentir um pouco da triste desolação deste mundo, não fique perdido, não chore. Deus Todo-Poderoso, o Vigia, abraçará a sua chegada a qualquer tempo. Ele está vigiando do seu lado, esperando você voltar. Está esperando pelo dia em que você recuperará a memória de repente: quando você perceber que veio de Deus, que, em algum momento desconhecido, você perdeu a direção, em algum momento desconhecido perdeu a consciência na estrada e, em algum momento desconhecido, conseguiu um ‘pai’; quando perceber, além disso, que o Todo-Poderoso sempre esteve vigiando, esperando por muito, muito tempo, ali, pelo seu retorno. Ele esteve observando com um anseio desesperado, esperando uma resposta sem obtê-la. Sua vigília e espera estão acima de qualquer preço e são em prol do coração humano e do espírito humano. Talvez essa vigília e espera sejam indefinidas e talvez estejam no fim. Mas você deveria saber exatamente onde o seu coração e o seu espírito estão agora” (A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “O suspirar do Todo-Poderoso”).
Deus conhece a dor que carregamos, viu as lágrimas da nossa tristeza e ouviu os nossos gritos de socorro. Se você está buscando o amor e a proteção de Deus, desejando encontrar um lar espiritual em Seu abraço e ansiando por paz e conforto genuínos, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da janela de bate-papo online na parte inferior do nosso site. Estamos disponíveis a qualquer momento para compartilhar as palavras de Deus e conversar online com você.