8 belas citações bíblicas sobre a vida: força na adversidade
Num mundo cheio de desafios e problemas, todos enfrentam vários problemas e dificuldades relacionados com a saúde, a família, o trabalho e a fé, que podem nos fazer sentir fracos, desamparados e perdidos. Não se preocupe! Ler as 8 belas citações bíblicas a seguir sobre a vida lhe dará ajuda e inspirará confiança e força em você.
1. “Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus” (Efésios 5:15-16).
Neste mundo cheio de males e desastres contínuos, muitas vezes nos deparamos com várias escolhas. Esta escritura nos orienta a agir com cautela e sabedoria, evitando as armadilhas da tolice. Então, o que significa ser uma pessoa sábia? As Escrituras nos dizem: “O temor de Jeová é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento” (Provérbios 9:10). Isso indica que uma pessoa sábia é alguém que reverencia a Deus, busca a verdade e a vida e tem conhecimento de Deus. Agem com cautela, buscando a vontade de Deus e não sendo tentados pelo mal do mundo. Por outro lado, os indivíduos tolos buscam os prazeres e confortos do mundo, conforme expresso na Bíblia: “Porque o desvio dos néscios os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá” (Provérbios 1:32). Eles não valorizam o tempo e buscam apenas o prazer de curto prazo, mas negligenciam o tempo precioso para buscar a verdade e a vida e, no final, só podem deixar arrependimentos.
Que possamos fazer as escolhas certas nesta era maligna e tumultuada, valorizando o tempo precioso que temos diante de nós como indivíduos sábios. Vamos persistir em buscar a verdade e a vida e em buscar a justiça de Deus. Por último, vamos juntos seguir o bom conselho de Deus. Deus diz: “Despertem, irmãos! Despertem, irmãs! Meu dia não pode se atrasar; tempo é vida, e recuperar tempo é salvar vida! O tempo não está distante! Se falharem no vestibular, vocês poderão estudar e repeti-lo tantas vezes quanto quiserem. No entanto, Meu dia não tolerará outro atraso. Lembrem-se! Lembrem-se! Eu exorto vocês com essas boas palavras. O fim do mundo se desenrola diante dos seus olhos, e grandes desastres se aproximam rapidamente. O que é mais importante: sua vida ou seu sono, sua comida, bebida e roupas? Chegou a hora de vocês pesarem essas coisas” (A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Declarações de Cristo no princípio, Capítulo 30”).
2. “No dia da prosperidade regozija-te, mas no dia da adversidade considera; porque Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele” (Eclesiastes 7:14).
Esta escritura nos lembra como abordar a prosperidade e a adversidade na vida, e como Deus permite que ambas coexistam em nossas vidas para que possamos compreender Seus caminhos maravilhosos e insondáveis. Nossa jornada na vida está entrelaçada com dias de prosperidade e adversidade. Dias prósperos são momentos de bênçãos de Deus, quando navegamos tranquilamente e tudo vai bem. Durante esses dias, devemos ser gratos e tratar as bênçãos de Deus com alegria e gratidão. A adversidade é um teste à nossa fé, um momento de crescimento através do refinamento. Nesses dias, não devemos ser oprimidos pelas dificuldades, mas buscar a vontade de Deus, refletir profundamente e aprender sabedoria e resiliência. Tanto a prosperidade como a adversidade podem beneficiar-nos e promover o nosso crescimento. Altos e baixos ocorrem alternadamente na vida, orquestrados por Deus de uma forma tão inteligente que não podemos prever Seus planos com antecedência. É um teste à nossa fé, exigindo que confiemos Nele em todos os momentos.
Que aprendamos a enfrentar as vicissitudes da vida e a abraçar os desafios com fé nesta jornada repleta de incertezas. Alegre-se com as prosperidades, grato pelas bênçãos de Deus; contemple e busque a sabedoria de Deus na adversidade. Deus entrelaça esses dois para enriquecer nossas vidas com diversas experiências.
3. “Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará” (Deuteronômio 31:6).
Esta é uma Escritura poderosa e cheia de fé que nos fornece uma base sólida para enfrentar vários desafios em nossa jornada de vida. Vivendo neste mundo turbulento e incerto, muitas vezes encontramos dificuldades e ameaças que podem nos fazer sentir medo e desamparo. No entanto, esta Escritura nos dá promessas reconfortantes e esperançosas. Não importa as circunstâncias que enfrentemos, quando realmente confiamos em Deus, não precisamos ter medo porque Deus Todo-Poderoso está conosco. Ele é nosso protetor e guia e nunca nos abandonará. Quando nos sentimos solitários, Ele está conosco para nos confortar. Quando nos sentimos desamparados, Ele é nossa força e confiança, nossa fortaleza sólida. Deus diz: “Aquiete-se em Mim, pois Eu sou seu Deus, o único Redentor de vocês. Vocês devem aquietar seu coração em todos os momentos e viver em Mim; Eu sou sua rocha, seu pilar. Não tenham outra opinião, mas confiem em Mim com todo o seu coração, e Eu certamente aparecerei a vocês — Eu sou o seu Deus!” (A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Declarações de Cristo no princípio, Capítulo 26”).
4. “Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que O amam” (Tiago 1:12).
Esta Escritura traz uma bela promessa em meio às provações da vida. Ao longo da nossa jornada de vida, inevitavelmente enfrentamos várias tentações. Porém, quando escolhemos perseverar e confiar em Deus, embarcamos em um caminho de bênçãos. Não é uma celebração do sofrimento, mas um compromisso firme com a nossa fé. As provações da vida são semelhantes a testes, cada experiência servindo como um degrau na escada do nosso crescimento pessoal. Estas provações não têm a intenção de nos atormentar, mas sim de nos moldar e treinar, promovendo um amor mais profundo por Deus em nossos corações. Ao enfrentarmos as provações, adquirimos uma compreensão realista das nossas fraquezas e vulnerabilidades, ao mesmo tempo que compreendemos a dignidade, a grandeza de Deus e o Seu profundo amor que tem por nós. Isto fortalece a nossa dependência Dele, permitindo-nos aceitar o alimento e a orientação da Sua palavra, para que as nossas vidas sejam sustentadas e, no final, recebemos a coroa da vida como indivíduos que amam a Deus. Deus diz: “Quanto maior o refinamento de Deus, mais o coração das pessoas é capaz de amar Deus. O tormento em seu coração é benéfico para sua vida, elas são mais capazes de estar em paz diante de Deus, seu relacionamento com Ele fica mais próximo e elas são mais capazes de ver o amor supremo de Deus e Sua suprema salvação. Pedro experimentou o refinamento centenas de vezes e Jó passou por diversas provações. Se desejarem ser aperfeiçoados por Deus, vocês também precisam passar pelo refinamento centenas de vezes; só se passarem por esse processo e confiarem nesta etapa, vocês serão capazes de satisfazer a vontade de Deus e ser aperfeiçoados por Deus. O refinamento é o melhor meio pelo qual Deus aperfeiçoa as pessoas; só o refinamento e as provações amargas podem revelar o amor verdadeiro a Deus no coração das pessoas. Sem adversidade, as pessoas carecem do amor verdadeiro a Deus; se não forem testadas por dentro, se não forem sujeitadas verdadeiramente ao refinamento, então seu coração estará sempre flutuando do lado de fora. Tendo sido refinado até certo ponto, você verá suas fraquezas e dificuldades próprias, verá do quanto está carecendo e que é incapaz de vencer os muitos problemas que encontra, e verá como é grande a sua desobediência. Só durante as provações as pessoas são capazes de conhecer verdadeiramente o seu estado real; as provações tornam as pessoas mais capazes de ser aperfeiçoadas” (A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Só ao experimentar o refinamento o homem pode possuir o amor verdadeiro”).
5. “Isto é a minha consolação na minha angústia, que a Tua promessa me vivifica” (Salmos 119:50).
Esta Escritura expressa a importância de buscar a palavra de Deus em tempos de adversidade e encontrar conforto e salvação em Sua palavra. Na jornada da vida, todos nós encontramos dificuldades e desafios, muitas vezes sentindo-nos solitários e desamparados, como se não houvesse saída para os nossos problemas. No entanto, esta Escritura nos lembra que a palavra de Deus é o poder que nos revive. Quando buscamos a palavra de Deus em tempos difíceis, é como encontrar uma fonte no deserto, que nos proporciona imensa força e conforto, o suficiente para nos resgatar de nossas dificuldades. Porque a palavra de Deus é o sustento das nossas vidas, é a nossa força e confiança em tempos difíceis, guiando-nos na direção certa e servindo como caminho para a nossa salvação. Deus diz: “Quer as palavras proferidas por Deus sejam simples ou profundas na aparência exterior, todas elas são verdades indispensáveis ao homem quando ele entra na vida; elas são a fonte de águas vivas que permite ao homem sobreviver tanto em espírito como em carne. Elas fornecem o que o homem precisa para se manter vivo; os princípios e o credo para conduzir sua vida diária; a senda, a meta e a direção pela qual ele deve passar para receber a salvação; toda verdade que ele deve possuir como ser criado diante de Deus; e toda verdade sobre como o homem obedece e adora a Deus. Elas são a garantia que asseguram a sobrevivência do homem, elas são o pão diário do homem e, também, são o firme suporte que permite que o homem seja forte e se levante. Elas são ricas na verdade-realidade da humanidade normal como ela é vivida pela humanidade criada, ricas na verdade pela qual a humanidade se liberta da corrupção e se esquiva das armadilhas de Satanás, ricas no incansável ensino, exortação, encorajamento e consolo que o Criador dá à humanidade criada. Elas são o farol que guia e ilumina os homens para entenderem tudo o que é positivo, a garantia que assegura que os homens viverão e se apossarão de tudo que é justo e bom, o critério pelo qual as pessoas, eventos e objetos são medidos e também o marcador de navegação que leva os homens para a salvação e a senda da luz” (A Palavra, vol. 2: Sobre conhecer a Deus, “Prefácio”).
Que aprendamos a buscar a Deus em tempos difíceis e a confiar em Sua palavra. Pois Sua palavra nos reavivará, proporcionando verdadeiro conforto, esperança, orientação e apoio. Na palavra de Deus, podemos encontrar força, confiança e paz do espírito porque Sua palavra é uma verdade imutável e eternamente estabelecida.
6. O Senhor Jesus disse: “Tenho-vos dito estas coisas, para que em Mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo” (João 16:33).
Esta Escritura transmite uma mensagem de paz que transcende os problemas do mundo, oferecendo um conforto precioso para os momentos difíceis da nossa jornada terrena. Num mundo cheio de problemas e desafios mundanos, todos nós enfrentamos várias dificuldades. No entanto, a intenção de Deus não é que sejamos envolvidos pelo sofrimento, mas que encontremos paz genuína Nele. Visto que o Senhor venceu o mundo, Sua vitória vai além do mero triunfo sobre as dificuldades; é a conquista final sobre o pecado e a morte. Deus é o nosso firme alicerce e, por maiores que sejam os desafios, se confiarmos sinceramente Nele, enraizando a nossa fé em Cristo, experimentaremos a paz e o conforto que Ele proporciona em cada momento de dificuldade.
7. “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7).
A vida é uma jornada repleta de altos e baixos, onde muitas vezes nos encontramos carregando o peso de diversas preocupações, como se estivéssemos sobrecarregados com um fardo pesado e contínuo. No entanto, esta Escritura nos incentiva a não enfrentar os desafios da vida isoladamente, mas a confiar todas as nossas preocupações, ansiedades e fardos a Deus. Porque Deus está constantemente cuidando de nós, nos amando e nos observando atentamente. Ele não apenas conhece as nossas necessidades, mas também se preocupa com os nossos sentimentos mais íntimos. À medida que as pressões da vida se acumulam gradualmente, escolhemos sem hesitação entregar todas as nossas preocupações Àquele que cuida de nós. Desta forma, já não carregamos o fardo sozinhos; em vez disso, permitimos que Deus seja nossa confiança e apoio na vida. Confiando nas promessas genuínas e confiáveis de Deus, acreditamos que Ele oferecerá apoio e ajuda exatamente quando mais precisarmos. Portanto, vamos aprender a lançar todas as nossas preocupações sobre Deus porque Ele cuida de nós e é o pilar mais confiável e o porto seguro em nossas vidas.
8. “Mas os que esperam em Jeová renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão” (Isaías 40:31).
Esta é uma Escritura repleta de encorajamento e esperança, inspirando todos aqueles que esperam em Deus a buscar a força que vem Dele. Obter força de Deus e alcançar o estado de “subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão”, uma frase crucial entra em jogo, e é “renovarão as suas forças”. O que significa “renovarão as suas forças”? Como sabemos, Deus é sempre novo e nunca velho; Ele tem continuamente empreendido novas obras desde a criação de todas as coisas. Da Era da Lei à Era da Graça e, finalmente, à era final, Deus introduz um novo estágio de obra em cada era. Para ganhar a obra do Espírito Santo e receber força de Deus, é preciso acompanhar a nova obra de Deus. Na Era da Graça, por exemplo, o Senhor Jesus encarnado veio trabalhar na terra, realizando a nova obra de redimir a humanidade com base na obra da Era da Lei. Aqueles que saíram da lei para aceitar a nova obra do Senhor Jesus, como Pedro, Tiago, João e outros, receberam a obra do Espírito Santo e a rega da água viva da vida, obtendo a força de Deus. Eles seguiram ao Senhor Jesus, pregaram o evangelho e tiveram confiança e força para prestar testemunho do evangelho mesmo em circunstâncias desafiadoras. Pode ser descrito como “ subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão”. Isto é o que significa “renovarão as suas forças”. Por outro lado, aqueles que resistiram à nova obra de Jesus, como os fariseus, os principais sacerdotes e os escribas que aderiram rigidamente à lei no templo, juntamente com os seus seguidores judeus, perderam a obra do Espírito Santo. O templo, transformando-se num covil de ladrões, apresentava um cenário desolador e foi posto de lado pela nova obra de Deus.
Nesta era atual, que marca o fim dos últimos dias, vários desastres já aconteceram e as profecias sobre a volta do Senhor foram cumpridas. Neste momento crucial de acolhimento do Senhor, assistimos a um cenário desolador em diversas confissões religiosas. Simultaneamente, muitas pessoas estão testificando que o Senhor Jesus já retornou e expressou a verdade, iniciou uma nova etapa da obra — a obra de julgamento começando pela casa de Deus, conforme profetizado na Bíblia. Aqueles que saíram de várias denominações para aceitar a nova obra de Deus acolheram o Senhor e participaram do Seu banquete. Eles receberam a obra do Espírito Santo, foram regados pela água viva da vida e ganharam força de Deus. Eles estão testemunhando de todo o coração a obra de Deus nos últimos dias. As declarações e a obra de Deus nos últimos dias estão sendo testemunhadas e divulgadas por mais e mais pessoas, manifestando nelas o estado de “subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão”. Por outro lado, outros recusaram-se a aceitar a obra de Deus nos últimos dias; ouviram testemunho sobre o retorno do Senhor, mas recusaram-se a investigar, alguns até resistiram e condenaram a obra de Deus nos últimos dias, por isso perderam a obra do Espírito Santo e caíram nas trevas. Consequentemente, a igreja está passando por um cenário desolador. Embora também estejam esperando pelo Senhor, eles não acompanharam o ritmo da nova obra de Deus, ou seja, não experimentaram “renovarão as suas forças”. Assim como Deus diz: “Lembre-se disso! Deus certamente nunca começará de novo em outro lugar. Deus cumprirá este fato: Ele fará com que todas as pessoas em todo o universo venham para diante Dele e adorem o Deus na terra, e Sua obra em outros lugares cessará, e as pessoas serão forçadas a buscar o caminho verdadeiro. Será como José: todos o procuraram em busca de comida e se curvaram diante dele, pois ele tinha coisas para comer. Para evitar a fome, as pessoas serão forçadas a buscar o caminho verdadeiro. A comunidade religiosa inteira sofrerá uma fome intensa, e só o Deus de hoje é a fonte da água viva, possuidor dos mananciais perenes providos para o deleite do homem, e as pessoas virão e dependerão Dele” (A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “O Reino Milenar chegou”).
Já que você entendeu o significado de “renovarão as suas forças”, se deseja acompanhar a nova obra de Deus e receber força Dele, sinta-se à vontade para se conectar conosco através da janela de bate-papo online na parte inferior do nosso site. Juntos, podemos mergulhar nas palavras de Deus e ter comunicação online, para que você experimente “renovarão as suas forças”.
Conclusão
Esperançosamente, estas 8 belas citações da Bíblia sobre a vida podem fornecer orientação e inspiração para sua fé e jornada. Quer o caminho da vida seja tranquilo ou desafiador, acredite que existe um Deus poderoso nos guiando e auxiliando em todos os momentos, permitindo-nos manter a fé e a coragem em qualquer circunstância e continuar avançando com firmeza. A adversidade não é o fim, mas uma parte da jornada da vida. Enquanto confiarmos nas promessas de Deus e no Seu poder, poderemos superar desafios e esperar um amanhã melhor. Se você quiser explorar mais belas citações da Bíblia sobre a vida, sinta-se à vontade para se conectar conosco através da janela de bate-papo online na parte inferior do nosso site. Vamos aprender a palavra de Deus e nos comunicar online.