Explicação de João 16:12-13: O Espírito da verdade traz a salvação final de Deus
O Senhor Jesus disse: “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade”.
Embora nossos pecados tenham sido perdoados por meio da fé no Senhor, muitas vezes ainda nos vemos enredados pelo pecado. Isso leva muitos a se perguntarem: “Podemos realmente entrar no reino dos céus?”. Não há necessidade de se preocupar, porque o Senhor Jesus, em Seu retorno nos últimos dias, falará muitas palavras para nos guiar em todas as verdades, ajudando-nos a nos libertar completamente do pecado e a entrar no reino dos céus. Leia mais para obter detalhes.
O Senhor Jesus disse: “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. Quando vier, porém, Aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:12-13). Você sente uma sensação de curiosidade e expectativa ao ler as palavras do Senhor Jesus? Que verdades Ele expressará quando retornar nos últimos dias? E por que é necessário que Ele expresse essas verdades?
A partir das palavras do Senhor Jesus, podemos entender que a obra redentora que Ele realizou durante a Era da Graça foi apenas o início da obra salvadora de Deus, não a sua totalidade. Quando Ele retornar nos últimos dias, o Espírito da verdade virá e falará muito mais palavras para nos guiar em todas as verdades, permitindo que escapemos completamente do pecado, ganhemos a salvação completa e entremos no reino dos céus. Isso também cumpre as palavras do Senhor Jesus: “Santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade” (João 17:17).
Depois de crermos no Senhor, observamos uma realidade: embora nossos pecados tenham sido perdoados e Deus não nos veja mais como pecadores, ainda cometemos pecados com frequência, como mentir e trapacear, ser desonesto e enganador, arrogância e prepotência. Esses caracteres corruptos estão profundamente enraizados em nós e, muitas vezes, nos levam a agir contra as intenções de Deus. Isso indica que a obra redentora do Senhor Jesus apenas perdoa nossos pecados, mas não resolve a raiz do pecado. Se a raiz do nosso pecado não for resolvida, não poderemos ser salvos e entrar no reino dos céus. Portanto, quando o Senhor retornar nos últimos dias, Ele expressará verdades mais profundas para nos guiar na compreensão e na entrada na verdade, permitindo que nos libertemos completamente do pecado e sejamos purificados por Deus, para que possamos viver para sempre em Sua luz. Como Deus diz: “Embora tenha feito muita obra entre os homens, Jesus apenas completou a redenção de toda a humanidade e tornou-Se oferta pelo pecado do homem; Ele não livrou o homem de todo o seu caráter corrupto. Salvar o homem plenamente da influência de Satanás não exigiu apenas que Jesus Se tornasse a oferta pelo pecado e carregasse os pecados do homem, mas também exigiu que Deus fizesse uma obra maior ainda para livrar o homem completamente de seu caráter satanicamente corrupto. E assim, agora que o homem teve seus pecados perdoados, Deus retornou para a carne para guiar o homem até a nova era e começou a obra de castigo e julgamento. Esta obra tem trazido o homem a um reino superior. Todo aquele que se submete a Seu domínio há de desfrutar de uma verdade maior e de receber bênçãos maiores. Eles hão de viver verdadeiramente na luz e de ganhar a verdade, o caminho e a vida” (A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Prefácio”).
É semelhante a uma criança que frequenta a escola. Inicialmente, o professor a ensina lhe reconhecer letras e a realizar operações básicas de adição e subtração — essas habilidades são suficientes para o momento. No entanto, se a criança quiser progredir mais no futuro, precisará adquirir um conhecimento mais profundo. Da mesma forma, a obra de Deus nos últimos dias é nos guiar passo a passo por meio das verdades que Ele expressa, ajudando-nos a compreender plenamente a verdade e a alcançar a salvação.
Ao proferir as palavras nos últimos dias, Deus nos revela Seu plano de seis mil anos para salvar a humanidade e nos guia na compreensão de muitos mistérios: A origem e o desenvolvimento da humanidade, como Satanás corrompe a humanidade, como Deus gradualmente salva as pessoas da influência de Satanás, como Deus determina o desfecho dos indivíduos, quem será salvo e quem será eliminado... O propósito de expressar essas verdades é nos ajudar a reconhecer o caráter justo de Deus, capacitando-nos a ter reverência e obediência a Deus, desenvolvendo o amor genuíno e nos libertando do pecado e do sofrimento. Assim, seremos capazes de entrar no belo destino que Deus preparou para a humanidade.
Amigo, você deseja aceitar a verdade expressa por Deus nos últimos dias para escapar do pecado e entrar no reino dos céus? Entre em contato conosco por meio da janela de bate-papo online na parte inferior do nosso site; adoraríamos compartilhar a palavra de Deus com você e nos comunicar online!