Menu

Explicação de Provérbios 10:28 — O justo e o perverso: Deus revela tudo por meio da verdade

A esperança dos justos é alegria; mas a expectação dos ímpios perecerá.

Ao nos depararmos com a promessa do retorno do Senhor, você é uma pessoa justa, que teme a Deus e ama a verdade, ou é uma pessoa má, que exteriormente anseia pelo Seu retorno, mas na verdade rejeita a verdade? O resultado para os justos e os ímpios depende de suas atitudes em relação à verdade. A explicação de Provérbios 10:28 revela como os justos são abençoados por ouvirem a voz de Deus, enquanto os ímpios enfrentam a destruição por resistirem a Ele. Depois de ler isso, você reconsiderará suas próprias escolhas.

Esse versículo levanta várias questões importantes: Quem são os justos? Quem são os iníquos? Como podemos distinguir entre eles?

A característica mais proeminente dos justos é seu amor pela verdade, seu desejo de ouvir a voz de Deus e sua reverência por Ele. Eles estão ansiosos para buscar as palavras e a obra de Deus. Por exemplo, quando o Senhor Jesus pregou na terra, aqueles que buscavam sinceramente a verdade — como Pedro, João e a mulher samaritana — reconheceram a voz de Deus por meio de Suas palavras. Eles sentiram que Suas palavras eram cheias de autoridade e poder, capazes de resolver sua confusão, prover suas vidas e trazer-lhes paz e alegria. Por causa disso, deixaram de lado suas próprias noções para aceitar e seguir o Senhor Jesus, por fim, recebendo Sua salvação e encontrando a verdadeira alegria e paz.

A mulher samaritana é um exemplo clássico. Enquanto tirava água no poço, ela encontrou o Senhor Jesus. Ele disse: “Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna” (João 4:14). A mulher samaritana sentiu a singularidade das palavras do Senhor Jesus e estava disposta a conversar com Ele. Como resultado, ela reconheceu que Ele era o Messias. Ela não guardou isso para si mesma; em vez disso, voltou correndo para a cidade para contar aos outros, dizendo: “Vinde, vede um Homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo?” (João 4:29). Seu coração se encheu de alegria porque ela ouviu a voz de Deus nos ensinamentos do Senhor Jesus e recebeu o suprimento da água viva da vida.

Está claro que a razão pela qual os justos sentem alegria é que eles têm um coração que teme a Deus, buscam ativamente a verdade e se concentram em ouvir Sua voz. Quando Deus aparece e começa a operar, eles estão dispostos a deixar de lado suas próprias noções, aceitar e se submeter e, por fim, receber Suas bênçãos. Como o Senhor Jesus disse: “As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, e Eu as conheço, e elas Me seguem(João 10:27).

Em contrapartida, os iníquos são caracterizados por sua aversão à verdade. Eles não estão dispostos a ouvir a voz de Deus, muito menos a buscar Suas obras. Mesmo quando ouvem as palavras de Deus, não conseguem reconhecê-las como Sua voz e, em vez disso, condenam e se opõem a Ele. Por exemplo, quando o Senhor Jesus veio para operar, os sacerdotes, escribas e fariseus judeus liam as escrituras diariamente e ansiavam pela chegada do Messias. No entanto, quando o Senhor Jesus realmente chegou, em vez de investigar, espalharam rumores e O atacaram, chegando a afirmar que Ele expulsava demônios pelo príncipe dos demônios. Eles se opuseram a Deus e, por fim, conspiraram com as autoridades romanas para que o Senhor Jesus fosse crucificado, cometendo um pecado grave e enfrentando a punição de Deus.

Por que eles se comportam dessa maneira? É porque, por natureza, são avessos à verdade. Eles acreditam em Deus não para obter a verdade, mas para manter suas posições e meios de subsistência. Eles temem que, se as pessoas seguirem o Senhor Jesus, eles perderão seu poder e status. Como essas pessoas poderiam encontrar alegria? Sua expectativa só pode levar à destruição, pois Deus despreza aqueles que se opõem à verdade, e eles estão predestinados a sofrer a punição de Deus.

Hoje, estamos no período final dos últimos dias. Todos os crentes têm esperança no retorno do Senhor Jesus, mas quem são os justos que poderão recebê-Lo? E quem são os iníquos que serão deixados de lado? Em última análise, isso depende da atitude das pessoas em relação à verdade. Como Deus diz: “A volta de Jesus é uma grande salvação para aqueles que são capazes de aceitar a verdade, mas para aqueles que são incapazes de aceitar a verdade, é um sinal de condenação. Vocês devem escolher sua própria senda e não devem blasfemar contra o Espírito Santo nem rejeitar a verdade. Vocês não devem ser pessoas ignorantes e arrogantes, mas pessoas que se submetem à orientação do Espírito Santo e almejam e buscam a verdade; somente assim vocês serão beneficiados(A Palavra, vol. 1: A aparição e a obra de Deus, “Quando você contemplar o corpo espiritual de Jesus, Deus terá feito novo céu e nova terra”).

Pelas palavras de Deus, vemos que somente aqueles que amam a verdade podem receber o retorno do Senhor. Tais pessoas estão ansiosas pela verdade e dispostas a buscar a obra de Deus. Quando ouvem testemunhos de que o Senhor Jesus retornou e expressou muitas verdades, elas buscam humildemente e se concentram em ouvir Suas palavras. Quando reconhecem a voz de Deus por meio das palavras do Senhor retornado, podem aceitar e se submeter sem hesitação. Tais indivíduos são os justos que amam a verdade e poderão acolher o Senhor, recebendo a salvação e as bênçãos de Deus. Essa é, de fato, a esperança dos justos. Em contraste, os ímpios podem expressar externamente a esperança pelo retorno do Senhor, mas quando ouvem as notícias sobre isso, não buscam nem ouvem humildemente a voz de Deus. Em vez disso, eles resistem e condenam as palavras e a obra do Senhor que retornou. Sua crença em Deus é meramente para seu próprio benefício; eles não buscam verdadeiramente a verdade. Tais indivíduos acabarão sendo rejeitados e eliminados por Deus devido às suas ações iníquas, levando-os à destruição.

Vamos nos lembrar, por meio das palavras de Deus, de sermos pessoas que amam a verdade e prestam atenção à Sua voz. Dessa forma, poderemos acolher o retorno do Senhor e receber Suas bênçãos e alegria! Se não buscarmos a verdade e nos apegarmos às nossas próprias noções e imaginações, e até mesmo resistirmos à nova obra de Deus, só nos tornaremos iníquos e enfrentaremos Sua punição.

Irmãos e irmãs, vocês querem ser justos e ouvir a voz de Deus para que possam receber o Senhor? Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco por meio da janela de bate-papo online na parte inferior do nosso site. Compartilharemos as palavras de Deus com você e o ajudaremos a trilhar o caminho da retidão.

Deixe uma resposta