Menu

Salmo 136:1 — Salmos sobre o amor de Deus

Dai graças a Jeová, porque Ele é bom; porque a Sua benignidade dura para sempre.

Na vida real, muitas vezes enfrentamos vários desafios e podemos até duvidar que alguém realmente se importe conosco. Mas o amor de Deus brilha como a luz quente do sol, iluminando constantemente nosso coração. Ele não dá para receber, mas porque o amor é a Sua essência. Redescubra o amor de Deus por meio desse salmo sobre Seu amor, sentindo Sua infinita misericórdia e proteção sobre nós.

Esse versículo é uma bela declaração do amor interminável de Deus. Seu amor transcende o tempo e o espaço; não importa em que situação nos encontremos, Seu amor está sempre ao nosso lado, nunca nos abandonando. Assim como Deus diz: “Somente o Criador tem ternura para com essa humanidade. Somente o Criador mostra a essa humanidade piedade e afeição. Somente o Criador tem uma afeição verdadeira e inquebrantável por essa humanidade. Do mesmo modo, somente o Criador pode conceder misericórdia a essa humanidade e se compadecer de toda a Sua criação. Seu coração salta e sofre a cada uma das ações do homem: Ele fica bravo, angustiado e sofre com o mal e a corrupção do homem; Ele fica satisfeito, alegre, clemente e exultante com o arrependimento e a crença do homem; cada um dos Seus pensamentos e ideias existe para a humanidade e gira em torno dela; o que Ele é e tem é expresso inteiramente por causa da humanidade; a totalidade de Suas emoções está interligada à existência da humanidade. Por causa da humanidade, Ele viaja e Se apressa; Ele silenciosamente emana cada partícula de Sua vida; Ele dedica cada minuto e segundo de Sua vida… Ele nunca soube como estimar a Sua vida, mas sempre Se compadeceu da humanidade que Ele Próprio criou… Ele dá tudo que tem para essa humanidade… Ele concede a Sua misericórdia e tolerância incondicionalmente e sem expectativa de recompensa. Ele faz isso somente para que a humanidade possa continuar a sobreviver diante de Seus olhos, recebendo a Sua provisão de vida. Ele faz isso somente para que a humanidade possa um dia se submeter diante Dele e reconhecer que Ele é Aquele que nutre a existência do homem e supre a vida de toda a criação(A Palavra, vol. 2: Sobre conhecer a Deus, “O Próprio Deus, o Único II”).

Essa passagem revela o profundo amor e a infinita misericórdia de Deus pela humanidade. Deus não é apenas o Criador de todas as coisas, mas também nosso Protetor. Seu coração sempre está se apoderando de nós; não importa se estamos caminhando na luz ou presos nas profundezas da escuridão, Ele está atento às nossas necessidades e anseia por nos trazer de volta ao Seu abraço.

Na vida real, muitas vezes enfrentamos vários desafios e, às vezes, até duvidamos que alguém realmente se importe conosco. Mas o amor de Deus nunca nos abandona. Seu amor é incondicional; Ele Se esforça e corre por nós não por recompensa, mas por Seu amor genuíno pela humanidade. Assim como na história do filho pródigo na Bíblia, quando o pai vê seu filho retornar, ele não o culpa pelos erros do passado, mas o recebe de braços abertos. É exatamente assim que Deus nos ama — não importa quão fracos ou rebeldes sejamos, Ele está sempre esperando que retornemos ao Seu abraço.

Deus provê o sustento da vida para nós, por exemplo, ao conceder luz solar e chuva para ajudar todas as coisas a crescerem e ao expressar Sua verdade para nos salvar. Todos os Seus pensamentos e intenções têm o objetivo de nos ajudar a viver melhor. Ele Se preocupa com nossas fraquezas e Se alegra com nosso crescimento. Esse amor não é apenas um sacrifício altruísta, mas também um companheirismo duradouro. Não importa o quanto nos desviemos, Seu amor está sempre atrás de nós, abrindo o caminho e nos protegendo.

Na vida, podemos nos sentir solitários e desamparados, mas o amor de Deus pode reacender nosso coração. Quando oramos na calada da noite, Ele está lá, ouvindo nossos pensamentos mais íntimos. Quando pedimos ajuda em tempos difíceis, Ele está sempre pronto para estender Sua mão sem demora. Assim como Deus diz: “Por causa da humanidade, Ele viaja e Se apressa; Ele silenciosamente emana cada partícula de Sua vida; Ele dedica cada minuto e segundo de Sua vida…(A Palavra, vol. 2: Sobre conhecer a Deus, “O Próprio Deus, o Único II”).

Seu amor não é uma observação distante, mas uma presença poderosa que podemos realmente sentir. Lembremo-nos do amor de Deus em nossa vida diária, permitindo que ele seja a fonte de força dentro de nós. Independentemente de estarmos em tempos bons ou ruins, o amor e a bondade de Deus nunca cessam. Que possamos andar com mais firmeza no caminho da vida por causa de Seu amor, sempre agradecendo por Sua bondade e misericórdia.

Vamos orar juntos:

Querido Deus, nós Lhe agradecemos por Seu amor incondicional. Mesmo em nossos momentos de fraqueza e fracasso, Seu amor permanece inalterado e nunca se afasta de nós. Tu dás cada momento de Tua vida para que possamos sentir Teu calor e Tua misericórdia. Deus, sabemos que esse amor não tem preço e transcende o tempo e o espaço. Não importa se estamos em tempos bons ou ruins, Tu nos proteges silenciosamente e abres o caminho à frente. Ajude-nos a lembrar desse amor todos os dias e a não deixar que os problemas do mundo ofusquem nossa visão. Que Seu amor seja a fonte de força dentro de nós, permitindo que andemos firmemente em Sua luz e nunca sejamos vencidos pelas trevas. Amém!

Amigo, quando você sentir que não é valorizado ou compreendido na vida, lembre-se de que Deus nunca deixou de nos amar. Se quiser experimentar o amor e a proteção de Deus, sinta-se à vontade para entrar em contato por meio da janela de bate-papo online na parte inferior do nosso site. Vamos compartilhar a palavra de Deus e nos conectar online juntos!

Deixe uma resposta