Pregação sobre a vinda do Filho do homem
Muitos irmãos e irmãs no Senhor aguardam ansiosamente pelo retorno do Senhor e pensam que Ele virá em seu corpo espiritual ressuscitado descendo entre as nuvens. Pois a Bíblia diz: “Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Atos 1:11). “Eis que vem com as nuvens” (Apocalipse 1:7). A maioria das pessoas espera que o Senhor desça subitamente das nuvens um dia. Por milhares de anos, os cristãos têm esperado por isso.
Mas se você é um dos que conhece bem a Bíblia, deve saber que os versículos sobre a volta do Senhor não estão limitados a essa passagem. O Senhor também disse: “Estai vós também apercebidos; porque, numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem” (Lucas 12:40). “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem” (Mateus 24:36-37). “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem” (Mateus 24:27). O Senhor Jesus mencionou “virá o Filho do homem” e “a vinda do Filho do homem”, obviamente, para nos dizer que Ele retornaria nos últimos dias na forma do Filho do Homem. Afinal de contas, quem é “o Filho do Homem”? Não é difícil de entender. O Filho do Homem nasceu de humanos e tem emoções de alegria, raiva, tristeza e felicidade, uma vida caseira normal e assim por diante. Deus Jeová é o Espírito e, portanto, não pode ser chamado de Filho do homem; o Senhor Jesus ressuscitado é um corpo espiritual e, portanto, não pode ser chamado de Filho do homem; os anjos são seres espirituais e, portanto, também não podem ser chamados de Filho do homem. O Senhor Jesus encarnado é chamado de Filho do homem, porque Ele nasceu de Maria e tinha irmãos e irmãs, uma família normal e um processo de crescimento normal. Além de possuir uma humanidade normal, Ele também tinha a substância divina que nós humanos não possuímos, sendo capaz de expressar a verdade, conceder ao homem o caminho do arrependimento, ressuscitar os mortos, realizar muitos sinais e maravilhas e finalmente salvar toda a humanidade dos pecados, sendo pregado na cruz pelo homem. Portanto, que o Senhor Jesus profetizou muitas vezes que o Filho do homem viria nos últimos dias, significa que quando Ele voltar nos últimos dias, Deus será como o Senhor Jesus, nascendo de um ser humano, expressando a verdade e fazendo a obra de salvação do homem na carne.
O Senhor Jesus disse: “Pois, assim como o relâmpago, fuzilando em uma extremidade do céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro é necessário que ele padeça muitas coisas, e que seja rejeitado por esta geração” (Lucas 17:24-25). Essas palavras do Senhor são a maior prova de que Ele retornará como o Filho do Homem nos últimos dias, pois Seu corpo espiritual glorioso é demasiado sobrenatural. Seu corpo espiritual pode descer dos céus, aparecer e desaparecer segundo a Sua vontade e atravessar paredes: não importa o tempo ou o espaço, Ele pode aparecer e desaparecer diante de você. Nenhuma pessoa comum é capaz dessas proezas. Ele não apenas pode realizar sinais e maravilhas, mas tudo o que Ele diz imediatamente se realiza. Se o Senhor Jesus descer como corpo espiritual nos últimos dias, todos os crentes e descrentes O seguirão. Então, como essas palavras do Senhor serão cumpridas? E como Ele será rejeitado por sua geração? Apenas quando Ele se torna o Filho do Homem, que pode ser visto e tem humanidade normal, é que nos atreveremos a condenar e rejeitar a Cristo confiando em nossos conceitos e imaginação. Assim como quando o Senhor Jesus realizou obras, os fariseus e os judeus que o seguiram julgaram se o Senhor Jesus era o Messias ou não, apenas por Sua aparência, e não buscaram Suas obras e palavras, por isso eles se atreveram a abandoná-Lo e resistir a Ele arbitrariamente, e até O pregaram à cruz. Eles cometeram um crime hediondo, então ficaram sujeitos à punição de Deus. Isso é um fato?
Algumas pessoas imaginam: se Deus aparece como a imagem encarnada, como as profecias na Bíblia da descida pública do Senhor nas nuvens serão cumpridas? É fácil entender na combinação com a comunhão acima. As palavras do Senhor são confiáveis. As profecias sobre Deus vindo em segredo serão cumpridas, assim como aquelas sobre Deus vindo abertamente nas nuvens. Então, como todas essas profecias serão realizadas? Todos aqueles que estão familiarizados com a Bíblia sabem que quando o Senhor voltar nos últimos dias, Ele fará a obra de selecionar as pessoas de acordo com sua espécie, recompensar o bem e punir o mal. Isto é, Ele separará as ovelhas dos cabritos, os bons dos maus servos e o trigo do joio, e então salvará todos aqueles que pertencem a Deus e punirá todas as pessoas más. Se Deus aparecesse pela primeira vez abertamente, todos tremeriam com grande medo, ninguém ousaria resistir a Ele, e os bons e os maus acreditariam em Deus. Dessa forma, o trigo e o joio, os bons e maus servos, os verdadeiros crentes e os falsos crentes não seriam revelados. É por isso que Deus virá primeiro secretamente como o Filho do homem e expressará Suas palavras. Aqueles que amam e buscam a verdade e são capazes de reconhecer a voz de Deus, e aceitar a obra de Deus são os objetos da salvação de Deus, enquanto aqueles que abandonam e caluniam a Deus, resistem e condenam a obra de Deus são naturalmente expostos como pessoas perversas, inimigos de Deus. Então, Deus aparecerá abertamente em uma nuvem e recompensará o bem e punirá o mal, de acordo com as ações de cada pessoa. Aqueles que aceitarem a obra de Deus nos últimos dias, e foram purificados por Deus serão trazidos para o reino de Deus, enquanto aqueles que se rebelam contra e resistem a Deus receberão o justo castigo de Deus. Assim, haverá uma visão manifesta do lamento de todas as tribos. Como a Bíblia profetiza: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão” (Mateus 24:30). Esses são os passos da obra de Deus nos últimos dias, e esta é a sabedoria da obra de Deus.
Por meio da comunhão acima, sabemos o verdadeiro significado da vinda do Filho do homem, e também sabemos que quando o Senhor retornar, Ele vai encarnar como o Filho do homem primeiro, vindo em segredo, e então aparecerá em uma nuvem. Portanto, se queremos dar as boas-vindas ao retorno do Senhor, devemos primeiro dar as boas-vindas à descida do Filho do homem, e só assim podemos acompanhar a obra de Deus e obter a salvação de Deus.